ASSEMBLEIA DISCUTE CALENDÁRIO DE AULAS PARA ANO LETIVO DE 2015


     Os trabalhadores da educação da Rede Estadual de Ensino participaram da assembleia geral extraordinária realizada pela direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) realizada, dia 3 de outubro, no auditório do Centro de Ensino Nascimento de Moraes (Polivalente), no Bairro Bacuri, para analisarem a proposta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MA) em antecipar o calendário letivo de 2015.


     A reunião contou com a presença do coordenador regional do Sinproesemma, André Santos; o vice-coordenador, Stênio José; o secretário geral, Francisco Bento; o secretário de finanças, Raimundo Neto, a secretária de imprensa, Luciene Lucena; a secretária de servidores públicos e apoio, Lucile; o secretário de formação, Willas de Moraes e o primeiro suplente, Carlos Hermes. A direção da instituição esclareceu que a Secretaria de Estado da Educação não pode obrigar os professores a irem às escolas aos sábados e advertiu que o Estado deve garantir a opcionalidade aos docentes.

     
A Seduc propôs aos professores do estado que antecipassem o ano letivo de 2015 trabalhando aos sábados. Segundo a secretaria de educação, “o calendário letivo de referência de 2015 ultrapassa, consideravelmente o ano civil, adentrando 25 dias letivos de 2016”, ocasionando desvantagens como o “lapso do transporte escolar dos municípios que fazem parceria com o estado, desarticulação da programação dos alunos e suas famílias, descompasso do período de férias e recesso dos docentes”.

     Sobre a opcionalidade em trabalhar aos sábados, o coordenador regional do Sinproesemma, André Santos, explicou que a decisão deveria ser tomada junto à categoria. “O sindicato é democrático e não autoritário, por esse motivo, não decidiu se iria ter aula ou não e deixou o professor resolver”, esclarece o professor.

Propostas:

     Foram elaboradas duas propostas acerca do ano letivo de 2015, para que fosse votado pela categoria:

     Proposta 1- Trabalhar aos sábados encerrando as aulas no dia 8 de janeiro de 2016.

     Proposta 2 – Não lecionar aos sábados e trabalhar duas semanas de janeiro de 2016.

     A sugestão que venceu, com a maioria dos votos, foi a proposta 2, que encerra o ano letivo no dia 15 de janeiro de 2016. Mediante ao resultado das propostas será elaborado um documento e encaminhado à Secretaria de Educação.





Kalyne Cunha

0 comentários:

Postar um comentário