O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (Sinproesemma) realizou a Festa Junina para os trabalhadores da Rede Estadual de Ensino, em 25 de junho, na sede da instituição. 


   Com uma mensagem de boas vindas, o coordenador regional do Sinproesemma, Stenio José Carvalho, discursou sobre as atividades desenvolvidas no primeiro semestre letivo e destacou o momento como uma oportunidade de integração. 


   “O momento agora é da família, de nos confraternizamos e festejar o São João. Haja visto que o primeiro semestre foi marcado por uma intensa agenda de ações em defesa do reajuste salarial, progressões e melhorias na infraestrutura escolar”.


   A animação do evento ficou por conta da banda Kalanguetu, que tocou forró pé de serra alegrando o público. Professores e seus familiares puderam desfrutar de uma mesa recheada com comidas típicas como explica a professora Glória Lago. 


   “Não faltou nada! Tinha bolos variados, caldos, chá de burro, pamonha, tudo cortesia do sindicato para os professores. O churrasquinho estava uma delícia!”.

  
   Glória aproveitou para dar um recado para as pessoas que não puderam prestigiar o evento. “O Sinproesemma sempre inovando nos eventos culturais, valorizando os profissionais da educação com um ‘arraiá’ nota 10. Só perdeu quem não foi dançar o arrasta pé. A banda, foi uma alegria só! Tocou muito forró e baião que animou à todos”, declara.




Kalyne Cunha
  


 

   O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) lamenta o fato de violência ocorrido contra alunos e trabalhadores da educação da escola da rede estadual, Centro de Ensino Nova Vitória, localizada na Rua D, quadra 5, Conjunto Nova Vitória, que foi assaltada dia 23 de junho.
   
   De acordo com funcionários da escola, dois assaltantes armados com revólver entraram na instituição de ensino e renderam o vigilante. Um dos assaltantes se passou por aluno e pediu que o vigia fosse abrir o portão, para uma possível transferência. Ao entrar, o assaltante anunciou o assalto e o funcionário reagiu. Desarmado, lutou corpo a corpo com o homem, mas foi rendido com uma arma, enquanto o outro comparsa entrava nas salas de aula rendendo alunos e professores. 


 

   De acordo com alguns professores, que pediram para não serem identificados, o assaltante chegou a apertar o gatilho do revólver, mais de uma vez, atentando contra a vida de um professor, mas a arma falhou. Alunos de outras salas ao perceberam que se tratava de um assalto, pularam uma das janelas da sala de aula, que estava sem grades, e o muro da escola para pedir ajuda a guarnição da Polícia Militar, que se encontrava na entrada do bairro. 

   A polícia conseguiu prender um dos homens evitando o pior, mas o outro conseguiu fugir. O medo da comunidade escolar continua a assombrar os trabalhadores e alunos daquela região, já que semanalmente escutam os relatos de alunos que são assaltados a caminho da escola. Além do receio fora dos portões da escola, o medo continua para quem permanece dentro deles, já que a instituição é tomada por um matagal, que inclusive quando um dos assaltantes foram detidos pela polícia, jogou a arma na vegetação e mesmo com a patrulha dos soldados o revólver até o momento não foi encontrado. 



 

   Na escola, professores das disciplinas de geografia e biologia tocam o projeto de uma horta que atende a demanda da própria escola, mas estão receosos já que precisam ir aos sábados cuidar da plantação, horário em que o fluxo de pessoas diminui na instituição.




    O Sinproesemma tomará as devidas providências sobre o ocorrido, pois entende que a vida desses trabalhadores e alunos não pode ser colocada à prova de bandidos, por causa da fragilidade da segurança das escolas ofertadas pelo Governo. 



Kalyne Cunha













   O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (Sinproesemma) em Imperatriz realizará sua Festa Junina,hoje, 25 de junho, às 19h, na sede da instituição, localizada na Rua Mirador, Nº 9, Nova Imperatriz (próx. ao Minas de Prata).

  
   A festa será animada pela banda Kalanguetu e os  participantes poderão desfrutar de comidas típicas como, caldo de frango, chá de burro, milho cozido, pamonha, pipoca, bolo de mandioca.

   Para o coordenador regional do Sinproesemma, Stenio José Carvalho,  “o evento é uma oportunidade de integração. Haja visto que o primeiro semestre foi marcado por uma intensa agenda de ações em defesa do reajuste salarial, progressões e melhorias na infraestrutura escolar”, esclarece o sindicalista. Ele  explica ainda que  essas atividades  foram os fatores responsáveis pelas  mudanças na agenda do sindicato, para o primeiro semestre letivo.

   Apesar do período conturbado, o coordenador explica que, “o momento agora é da família, de festejar o São João e unir forças para aguardamos o resultado dos diálogos entre o Governo e Sindicato, que ficaram de dar uma resposta à categoria em agosto deste ano, 2016”.

   Reveja a matéria da reunião da Delegacia Regional de Imperatriz, em 24 de maio, com o secretário de educação do estado, Felipe Camrão, no link: http://sinproesemmaimperatriz.blogspot.com.br/2016/05/delegacia-regional-de-imperatriz-se.html






Kalyne Cunha








O professor Wilas de Moraes já está licenciado do cargo de Secretário de Formação Sindical do Núcleo de Imperatriz do Sinproesemma. Ele pediu afastamento no início do mês, conforme exige a Lei Eleitoral, para se candidatar ao cargo de vereador. Wilas também se afastou do cargo de Diretor de Esporte e Cultura da Confederação dos Trabalhadores do Brasil (CTB) do Maranhão.


Sindicalista atuante há vários anos, professor Wilas foi também presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Rede Pública de Educação de Imperatriz (Steei). Com o afastamento oficial, ele já está em pré-campanha, iniciando visitas as lideranças da cidade e fazendo reuniões de organização com a equipe que vai ajudá-lo durante a campanha. Para ele "essa candidatura representando a categoria dos educadores de Imperatriz é um grande orgulho, uma missão que tenho a maior satisfação em cumprir, levando as demandas dos Trabalhadores da  Educação de Imperatriz para a Câmara Municipal, sendo um representante legítimo das lutas populares por educação pública, gratuita e de qualidade”, disse.


Mesmo sabendo das dificuldades de uma eleição na segunda maior cidade do estado, o professor Wilas se disse confiante. “Não é uma tarefa fácil, mas temos a nosso favor um conjunto de fatores que contribuem bastante: primeiro que não é um projeto individual, mas sim de um coletivo, uma categoria, que vê a necessidade de ter mais representatividade na política; em segundo lugar, temos uma história de lutas coletivas em favor dos trabalhadores da educação; e também temos ao nosso lado uma nova forma de fazer política, de maneira participativa, ética e democrática”, explicou.


   O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) e vereador de Imperatriz pelo PCdoB, Carlos Hermes, solicitou, em junho, a licença sindical para lançar, pela terceira vez, a pré-candidatura a vereador de Imperatriz. Conforme a legislação eleitoral, no período eleitoral, o professor Carlos Hermes não poderá acumular as duas funções.


   Nascido em Oeiras, no Piauí, Carlos Hermes chegou em Imperatriz em 1994 para morar com o pai, após o falecimento da sua mãe, com quem morava no estado vizinho. Na segunda maior cidade maranhense, Carlos construiu um extenso currículo ao lado do movimento social e dos estudantes.

   Entre os destaques, o professor militou na Pastoral da Juventude da Igreja Católica, no Centro Acadêmico dos Estudantes de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e no Diretório Central dos Estudantes da mesma instituição.

   Após concluí a graduação em História pela UEMA, Carlos Hermes ingressou na rede estadual em 2009, sendo aprovado em primeiro lugar para a disciplina de História no município de Imperatriz. Ao lado do serviço público, Hermes também acumulou experiência na rede privada, destacando-se em faculdades particulares e cursos preparatórios na região.

   Na greve da rede estadual de 2011, ganhou notoriedade na condução da defesa da educação pública de qualidade. Em função do papel exercido, foi convidado a ocupar o cargo de segundo vice-presidente do Sinproesemma.

Ingresso na vida política

    A militância também rendeu, em 2012, após a segunda disputa eleitoral, o primeiro mandato de vereador de Imperatriz, cargo que tem contribuído para dialogar em torno dos problemas da cidade, o que será explorado ainda mais na pré-candidatura pelo PCdoB, partido ao qual é filiado.

   Na pauta da pré-candidatura, Carlos Hermes destaca que a política de convênios com escolas, comum na rede municipal de Imperatriz, deve ser substituída pela investimento em escolas públicas, com reformas e valorização docentes.
   O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) convoca os educadores que ainda não ajuizaram as ações de descompressão salarial para entrega de documentos até o dia 15 de julho. Na avaliação do advogado do sindicato, Luiz Henrique Teixeira, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) poderá alterar o prazo para ajuizamento, contando cinco anos a partir da data da sentença proferida em 1º de agosto de 2011, e não a partir da data do do acordo, que foi realizado em 26 de julho de 2013.

   A sentença do Sinproesemma saiu no dia 1º de agosto de 2011, no entanto, em 26 de julho de 2013, foi firmado, entre governo do Estado e Sinproesemma, acordo para o cumprimento da decisão judicial. Segundo Luiz Henrique, nesses casos, o Código de Processo Civil admite uma exceção.

   “Esse acordo alterou a sentença, adquirindo força de uma nova sentença. Com isso, o prazo (de 5 anos) teoricamente se deflagraria a partir dessa nova data. Portanto, o prazo iniciou em julho de 2013 e iria até julho de 2018. Esse é meu entendimento”, defende Luiz Henrique.

   Por outro lado, o advogado vê a possibilidade de mudança sobre os prazos por parte do Tribunal e recomenda o ajuizamento imediato das ações.

   “Estamos orientando, por prudência, a mobilização dos educadores até 15 de julho para a entrada das ações. Apesar de que o prazo final, no meu entendimento, é julho de 2018”, argumenta.

   Luiz Henrique esclarece ainda que quem não ingressar até o dia 1º de agosto, poderá ajuizar até julho de 2018, porém corre o risco de perder a garantia do acesso aos valores, caso a corte maranhense, no curso do processo, altere o entendimento sobre a data limite para ajuizar as ações.

Por que até 15 de julho?


   Para a professora Benedita Costa, presidenta do Sinproesemma, é importante seguir a orientação do sindicato para garantir que a equipe jurídica (do sindicato) finalize os ajuizamentos de processos até o prazo limite do acordo.

   “Diante da incerteza em relação aos prazos, o Sinproesemma convoca os educadores para que nenhum fique sem dar entrada na garantia dos valores”, afirmou.
 
Como fazer?

   Para o ajuizamento das ações de execução, é necessário procurar os núcleos municipais do Sinproesemma, as delegacias regionais ou a sede administrativa, localizada em São Luís, levando a cópia do contracheque, o termo de posse, o documento de identidade e o CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Quem tem direito?


   Educadores que trabalharam ao menos um mês durante o período de 1998 a 2012 podem pedir o ressarcimento na Justiça.

   Pensionistas e herdeiros cujos titulares trabalharam entre 1998 a 2012 também podem solicitar a reparação dos valores.

As dúvidas devem ser esclarecidas por meio do telefone (98) 3221-4648 ou e-mail juridico@sinproesemma.com.br




   A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) e a professora, aposentada, Maria de Lourdes de Sousa Guerra, estiveram reunidos na manhã de segunda-feira, 13 de junho, para tratarem da agenda para o Encontro dos Aposentado(a)s e Pré-aposentado (a)s que está agendado para o mês de agosto.


   O evento acontecerá, dia 27, a partir das 8h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada na Avenida Pedro Neiva de Santana, s/n km 2, próxima a rotatória da Faculdade de Imperatriz (Facimp).


Programação


   Café da manhã; almoço; momento de atividade com um preparador físico; nutricionista; bingo com premiação; esclarecimentos jurídicos com a advogada do Sinproesemma, Adilene Ramos; palestra motivacional sobre a importância do professor aposentado para a atual conjuntura social.


   Para o coordenador regional do Sinproesemma, Stênio José Carvalho, “todos os professores são importantes, principalmente aqueles que já contribuíram, com uma boa parte de suas vidas, cooperando para a educação de centenas de estudantes”, esclarece.


Kalyne Cunha

 


   O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma), professores e comunidade escolar estiveram reunidos, ontem, 14 de junho, para prestigiarem o maior símbolo dos Jogos Olímpicos (Rio-2016), a Tocha Olímpica.
   O professor da Rede Estadual de Ensino, Ribeiro Neto, foi um dos condutores da Tocha Olímpica que revezou o trajeto passando pela Avenida Getúlio Vargas esquina com a Rua Pará, Centro. Enquanto a coordenação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), responsável pela organização do revezamento da Tocha não passava pelo local, a população aguardava ansiosa pelo momento.

   
 
   Para o coordenador regional do Sinproesemma, Stênio José Carvalho, a participação do educador foi um momento significativo não apenas para a categoria. “Além do histórico profissional, o professor de educação física representou a importância do esporte na vida das pessoas demonstrando o verdadeiro espírito olímpico”. 

 
  Nas redes sociais, Ribeiro agradeceu a oportunidade de conduzir a Tocha Olímpica. “Todas as palavras de gratidão cabem nesse momento. Obrigado a minha família e a todos que me prestigiaram com mensagens de incentivo e amizade. Consideração e respeito não se compram”, comentou o professor emocionado. 


 
Kalyne Cunha



  

   O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) lança Oficina de Bumba meu boi para os profissionais da educação da Rede Estadual de Ensino de Imperatriz. O objetivo é ampliar o conhecimento técnico do professor de como trabalhar uma tradição folclórica no ambiente escolar.

   A oficina será ministrada dia 24 de junho, sexta-feira, a partir das 8h, na sede do Sinproesemma, localizada na Rua Mirador, n° 9, Nova Imperatriz, por Thayanne Diniz, que fará uma breve introdução da figura folclórica do bumba meu boi e preparará a turma para os primeiros passos da dança.

Inscrições (14 a 23 de junho)

   As inscrições serão realizadas pelo e-mail da instituição ascomsinproesemma@gmail.com ou pelo telefone 3524-1015. Para confirmar sua presença na oficina, pelo endereço eletrônico, basta colocar nome completo, escola que leciona e o número do seu telefone.



Kalyne Cunha