O Sinproesemma convida os trabalhadores da educação para participarem da 4ª Copa Novembro Azul de Futebol Society promovida pelo Hospital São Rafael, em parceria com a Liga Desportiva Sul Do Maranhão (Lasulma). O torneio tem o objetivo de desenvolver ações a respeito ao combate do câncer de próstata, comemorado nacionalmente em 17 de novembro, e será realizado dia 25 (IFMA) e 26 (50 BIS).



   Para participar do evento, o trabalhador da educação deverá se encaminhar à secretaria do Sinproesemma, localizada na Rua Mirador, Nº 9, Nova Imperatriz (próx. ao residencial Minas de Prata) ou por intermédio do coordenador de esportes da instituição, Divaldo Domingues, pelo número de telefone (98820-3933) e ter idade mínima de 35 anos.




   Vale ressaltar a vitória do time do Sinproesemma no Torneio de Confraternização do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), referente ao dia do servidor público, no último sábado(11). As inscrições encerram dia 21 de Novembro (terça-feira) e haverá premiação com troféus e medalhas para os três primeiros colocados.











Kalyne Cunha



   O Dia Nacional de Paralisação contra a retirada de direitos, 10 de novembro, foi realizado nos principais estados da federação e contou com a participação das centrais sindicais e movimentos sociais. Já o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão de Imperatriz, junto com as demais categorias realizaram um ato público na Praça de Fátima, Centro, e na sequência, uma caminhada com parada estratégica na agência do Banco do Brasil, localizada na Avenida Getúlio Vargas.


   A mobilização contou ainda com a presença da direção do Sinproesemma, dos trabalhadores da educação e da comunidade escolar e teve como objetivo protestar contra as alterações da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a venda de bens nacionais e contra alterações na Lei do Trabalho Escravo.


   Para a vice-coordenadora do Sinproesemma, Luciene Lucena, “a mobilização é uma forma de pressionar o governo para que as reformas e principalmente a da Previdência Social, não seja aprovada com tantos danos ao trabalhador. Uma vez que os direito do trabalhador público será equiparado ao privado e isso para a categoria da educação é uma grande perca. Pois ao longo dos anos tivemos, com muito esforço, grandes conquistas e a estabilidade da profissão é uma delas, mas as reformas ameaçam esses ganhos e retiram direitos”, esclarece a sindicalista.


   Já a profissional da educação da Rede Estadual de Ensino Carmem Bispo, destaca a força das categorias como essenciais para a luta contra as reformas do atual presidente. “Todas as conquistas dos trabalhadores ao longo da história devem ser respeitadas e mantidas. E as Reformas do atual presidente entra diretamente em choque com os nossos direitos. Independente da profissão é importante a união de todas as classes para lutarmos a favor dos nossos direitos adquirido e fazer com que a luta dos nossos antepassados não sejam em vão. Estou aqui para continuar a luta!”, enfatiza a educadora. 


   Sobre o dia de lutas, a vice-coordenadora da instituição, Luciene, diz que a prioridade da presença do trabalhador é o principal instrumento de luta e que é “inaceitável que o trabalhador fique em casa ou nos postos de trabalho e não venha para a rua. É importante a presença dos trabalhadores somando forças com outros sindicatos, para valer os nosso direitos”.











Kalyne Cunha






   O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma), da regional de Imperatriz, juntamente com outras instituições participarão, dia 10 de novembro, a partir das 8h, na Praça de Fátima, do ato público do "Dia Nacional de Paralisação", contra as Reformas da Previdência Social e Trabalhista, Entrega da Amazônia e contra o Trabalho escravo.

   A paralisação ocorrerá, simultaneamente, em todos os estados da federação e tem como objetivo denunciar os retrocessos promovidos pelo governo ilegítimo de Michel Temer à vida do trabalhador.

   O Sinpoesemma convida toda a classe educadora e a comunidade escolar, para juntos lutarmos por nossos direitos, em favor de uma educação pública de qualidade.







Kalyne Cunha
   

   A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA) de Imperatriz realizou, dia 21 de outubro, às 19h, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a Festa do Educador (2017). A noite foi comemorada com um jantar dançante e sorteio de prêmios.

DJ Érico
    A abertura do evento foi realizada pelo coordenador do Sinproesemma, Francisco Bento (Sival), que saldou o público e os homenageou com uma mensagem alusiva ao Dia dos Professores. A festa foi animada pelo Dj Érico, que tocou o melhor do flash dance levando os educadores a se descontraírem na pista de dança. Para o público que gosta de dançar agarradinho, uma playlist especial foi preparada ao som de muito forró. Além da música, um dos momentos mais esperados pela categoria foi o sorteio de prêmios.


   Para a professora da Rede Estadual Lucimeire Araújo, a festa ganhou uma nova roupagem com um Dj conduzindo a sonorização do evento, “eu particularmente dancei muito”. Apesar de não ter sido sorteada, ela comemorou a sorte dos companheiros, “fiquei feliz pelos amigos que foram contemplados. Este ano o sindicato variou na quantidade de brindes”, esclarece a educadora.


   A importância em comemorar a data é reconhecida pela vice-coordenadora do Sinproesemma, Luciene Lucena. “O professor merece esse momento ... o cotidiano de um professor é cheio de desafios e o nosso dever é de superá-los. A data é oportuna para comemorarmos nossas conquistas e rever nossos amigos”, enfatizou a sindicalista.

   
A logística preparada para a festa foi elogiada pela categoria. “O evento foi maravilhoso, magnífico, surpreendente. O sindicato acertou na organização do evento e na condução. Superou as expectativas!”, esclarece o professor, Laer Viana.

















































Kalyne Cunha
   Em homenagem ao dia do professor a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA) de Imperatriz realizará, dia 21, sábado, a partir das 19h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) a festa do educador com um Jantar Dançante.


   Haverá o sorteio de brindes e para participar o professor deverá apresentar o contracheque para comprovar a filiação. Vale ressaltar que o associado terá direito a levar “um” acompanhante. A animação do evento ficará por conta do Dj Érico que tocará os ritmos do momento. O jantar será servido a partir das 20h30minh.

   O Sinproesemma aproveita a data para lembrar conquistas da categoria como a concessão das progressões, ampliações e unificação de matrículas e reafirmar o compromisso de permanecer vigilantes pela luta dos direitos dos educadores e cobrar melhorias por uma educação pública de qualidade.

   Venha participar conosco desse momento!






Kalyne Cunha

DIA DO PROFESSOR...










PARABÉNS PELO SEU DIA!
Fique atento aos prazos!

O servidor deverá acessar o site www.educacao.ma.gov.br e clicar no link recursos humanos, em seguida, espaço do servidor; requerimento de licença-prêmio; preencher e imprimir o requerimento e o termo de compromisso.

 Depois, levar o requerimento ao diretor (a) da escola de lotação para assinar e anexar cópias dos seguintes documentos:

- Termo de posse,
- Último contra-cheque,
- RG e CPF.


E na sequência dar entrada no protocolo na Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz. 

   


A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), em reunião com o Superintendente de Articulação Política na regional de Imperatriz, Adonilson Lima, entregou, dia 2 de agosto, um ofício solicitando a reativação da perícia médica na cidade.

   Após cobranças da direção regional do Sinproesemma, dias 24 e 25, deste mês, serão realizadas as perícias médicas em caráter de urgência nas instalações do prédio da Superintendência do Governo do Maranhão da Região Tocantins (antigo IPEM), localizada na Rua Simplício Moreira, n°1028, Centro, em frente ao Restaurante Popular.

   Os trabalhadores da educação que ainda não deram entrada na perícia médica poderão fazer até hoje, 22, das 13 às 17h, no protocolo da Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz , para serem atendidos dia 24 e 25 de agosto.

  É importante que o trabalhador da educação que esteja precisando dos serviços de perícia, não perca os prazos para atendimento em caráter der urgência.




Kalyne Cunha





   A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), em Imperatriz, vem a público expressar pesar pela morte do advogado e professor da Rede Estadual, do Centro de Ensino Nova Vitória, Jeová Pereira da Silva, nasc. 7 de maio de 1975, na cidade de Sampaio - TO, que faleceu na madrugada desta quarta-feira, 9 de agosto, vítima de um infarto, no Hospital Santa Mônica.

   Após passar mal, enfartar, com forte dores no peito, na noite do dia 7, o professor ficou internado, inicialmente, no Hospital da Unimed e em seguida encaminhado para a UTI do Hospital Santa Mônica, aonde passou pelo procedimento cirúrgico, cateterismo, para desobstrução de uma das artéria s próxima ao coração. Após o procedimento, o professor teve uma infiltração pulmonar e teve um segundo infarto e veio a óbito, na madrugada dessa quarta-feira.

   Atuante na Rede Estadual de ensino o professor era conhecido pela alegria contagiante, na forma a qual tratava os alunos e colegas de profissão, e deixou seu legado na luta por uma educação pública de qualidade materializada no prédio da atual escola em que trabalhava como vice-gestor.

   A direção do Sinproesemma se solidariza com os familiares, colegas de trabalho e alunos.






Kalyne Cunha
   Para os profissionais que desejam se qualificar, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) lança, em parceria com Instituto Universitário Euro Atlântico (IUE), os editais do Processo Seletivo para os curso de Especialização conducente ao Mestrado em Gestão em Educação e Educação Especial, que serão ministrados pela Universidade Atlântica– Lisboa/Portugal.


   No total, serão oferecidas 45 (quarenta e cinco) vagas para o curso em Educação Especial e 45 (quarenta e cinco), para Gestão Educacional, que serão distribuídas para São Luís, Açailândia, Imperatriz, Santa Inês e Codó.

Pré-inscrição

    O candidato fará a sua pré-inscrição no período, horário especificado nos editais que estão disponíveis no link.

   O valor da taxa de inscrição será de R$100,00 (cem reais), que deverá ser paga por depósito bancário com apresentação do comprovante de pagamento na entrega dos documentos, que é um dos requisitos da inscrição.

Inscrição

   O candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponível no site: www.iuatlantico.com.br ou fazer via postal (ver edital) para o endereço do IUE de São Luís, sediado na Rua das Sucupiras, nº 30, Quadra 50, Jardim Renascença.

Sobre o curso
   
   O curso, com mensalidades de R$441,00, será oferecido às sextas, aos sábados e domingo, dependendo da grade curricular e das disciplinas. Os alunos se submeterão a duas etapas, uma de 14 meses e outra de 18 meses, sendo cumpridas totalmente no polo da universidade, em cada município. Apenas a apresentação do trabalho que deverá ser feita em Lisboa (Portugal).

   Confira todas as informações no edital disponível em: www.iuatlantico.com.br.




   Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) receberam das mãos do secretário de Educação, Felipe Camarão, a lista oficial dos professores da rede pública de ensino que serão contemplados com o pagamento de progressões funcionais, mais uma conquista da luta do sindicato junto a categoria.



   O ato da assinatura e entrega do documento aos dirigentes do Sinproesemma, aconteceu durante uma reunião, dia 3 de agosto, na sede Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e contou com a presença do secretário de educação, Felipe Camarão; do sub-secretário, Williandckson Garcia, do presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira e demais dirigentes sindicais.

   Para os nomes dos profissionais que não aparecem na lista da Seduc, o Sinproesemma solicitou que seja feito um novo levantamento para a inclusão desses profissionais que têm direito ao benefício, mas que o nome não aparece nesta lista inicial.



   “Para esses que não estão com os nomes na lista, será feito em conjunto com o Sinproesemma, um novo levantamento para a inclusão desse profissionais nessa relação das progressões.”, justificou o secretário Felipe Camarão.

   “O Sinproesemma vai buscar os nomes desses profissionais que progrediram em 2009/2010 e que não aparecem com seus nomes nessa lista inicial das progressões e vai encaminhar para a Seduc, para que nenhum profissional que tenha seu direito, fique de fora desse benefício”, pontuou Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

   No total, 5.559 educadores do quadro da Seduc e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) progrediram em suas carreiras. Somente neste ano, 6.565 professores da rede foram contemplados com progressão funcional.

   As progressões serão pagas juntamente com o vencimento de agosto e implementadas com efeito retroativo a julho deste ano. A medida é mais uma conquista para os professores da rede pública estadual, que se soma aos demais benefícios conquistados resultantes das lutas das gestões anteriores e da atual gestão do presidente, Raimundo Oliveira, que incansavelmente desde o início do seu mandato retomou as negociações com o Governo do Estado para garantir o cumprimento pela Seduc, desse e demais pleitos da pauta de reivindicação da categoria.

Conquistas históricas da luta do Sinproesemma e da categoria

   Além das progressões, outros pleitos históricos da categoria por intermédio do Sinproesemma foram atendidas pelo governo, como a unificação de matrículas e a ampliação de jornada; concurso público para 40 horas, incluindo vagas para profissionais da Educação Especial; concessão de gratificação para a Educação Especial e a gratificação de dedicação exclusiva; eleições democráticas para diretores de escola, entre outros, que ainda fazem parte da pauta de negociações entre governo e sindicato.
   O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) modernizou o relacionamento com os associados e agora permite o pedido de filiação e recadastramento totalmente pela internet.






Passo a passo

 Para se cadastrar, o educador deve acessar a página da ficha sindical (clique aqui), informando, no campo superior direito, se é filiação ou recadastro, preencher os dados pessoais e depois imprimir o formulário. Em seguida, o educador deve enviar uma foto (veja o modelo abaixo) para a emissão da carteirinha pelo e-mail: carteira.sinproesemma@gmail.com ou pelo whatsapp (98) 9 8178-1440. Os dados serão enviados à coordenação regional ou núcleo do sindicato.

Modelo para foto

   Após isso, o Sinproesemma entrará em contato com o educador. Vale lembrar que a emissão da carteirinha está condicionada à consignação na folha de pagamento.

Vantagens de se filiar

   Além de contar com o empenho de um dos sindicatos mais fortes do país, o associado ao Sinproesemma garante acesso a grade de convênios, composta por mais de 20 cidades maranhenses, que proporcionam descontos de até 65%, em escolas, faculdades, farmácias, oficinas, agência de viagens e outros.

   Somado a isso, o Sinproesemma dispõe da Casa do Educador, localizada no centro de São Luís, que oferece hospedagem aos associados que precisam se descolar para a capital. Para a diversão da família, o associado pode contar com a sede recreativa, situada na Estrada de Ribamar, no Laranjal, que conta com quadra, campo de futebol, piscina adulto e infantil, além de dormitórios.

Recadastramento

   Quem já é filiado deve fazer a atualização cadastral, informando se houver alteração de endereço, telefone, e-mail ou outros dados, para que o Sinproesemma continue mandando as informações sobre o andamento da luta dos educadores pela educação pública de qualidade.

Nova carteirinha

   A nova carteira do Sinproesemma está com novo layout, além dos benefícios da rede de convênios do Sinproesemma, permite o acesso à meia entrada em cinemas, teatros, shows, circos, casas de shows, museus e quaisquer outros ambientes, públicos ou particulares.








   A regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (Sinproesemma) em Imperatriz realizou, às 19 h, no dia 17 de junho (2017), na sede da instituição, a Festa Junina para os trabalhadores da rede estadual de ensino. 



   Com uma mensagem de boas vindas, o coordenador regional do Sinproesemma, Francisco Bento (Sival), apresentou a programação com o tema, Forró das Antigas, animada pela cantora Thaís e banda relembrando grandes sucessos. Este ano, a festa teve como diferencial apresentação cultural com participação especial da quadrilha, Junina Mensageiros e do grupo de dança Kizomba, que tornaram a noite de São João ainda mais animada e colorida. Após as apresentações culturais o público foi surpreendido com um bingo surpresa.










   Além da direção regional, o evento contou com a presença do presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, que discursou sobre as conquistas da categoria nos últimos meses, elencando pontos, da Campanha Salarial 2017, em que a direção permanece vigilante param que haja o cumprimento. Oliveira destacou a integração entre os professores e o sindicato como um papel importante trazendo o trabalhador para dentro das atividades do sindicato.



  “É uma satisfação estarmos em Imperatriz e participarmos dos eventos organizados por essa regional que é importantíssima para o Sinproesemma. Sempre que tivermos a oportunidade estaremos aqui apoiando as programações culturais e sindicais como um todo. Haja vista que esse é um momento de confraternização, típico da nossa cultura maranhense, um mês junino, como nós comemoramos e o Sinproesemma tem essa marca”, relata o presidente da instituição.


   Sobre a festa, Oliveira elogiou a equipe organizadora e agradeceu a participação de todos. “A coordenação de Imperatriz está de parabéns por nunca economizar esforços para chamar o professor para dentro do sindicato para participar da luta diária e de um momento como esse de confraternização. Com certeza muitos São João desses virão e nós estaremos aqui apreciando e participando juntamente com todos os colegas que fazem da educação não só de Imperatriz, mas de todo o Maranhão”.


   Para a professora Herli de Sousa Carvalho, a Festa Junina a surpreendeu: “Quando fui convidada estava desanimada, mas quando cheguei à impressão foi de organização. As pessoas muito receptivas, alegres e depois veio a quadrilha e foi maravilhosa e fechou com o Kizomba, que é minha paixão, que apresentaram o Cacuriá. Na sequência tocaram um forrózinho gostoso em que aproveitamos para nos divertir”, explica.


   Além da programação, a professora Teodolina Bezerra deu um destaque para as comidas típicas servidas para os trabalhadores da educação. “As impressões sobre o evento foram positivas com uma boa receptividade. As apresentações foram o diferencial e as comidas típicas e o churrasquinho estava delicioso!”, elogiou a educadora.





   Para o coordenador regional de Imperatriz, a avaliação da festa foi positiva, já que é a terceira versão com recorde de público. Mas apesar do momento festivo, o sindicalista diz não fugir do foco. “É um momento de confraternização em que paralelamente podemos conversar com os professores e mostrar que o sindicato continua com a sua agenda de atividades em luta da categoria. Temos um pleito a discutir e a nossa campanha continua!”, pontua.









KALYNE CUNHA