A regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (Sinproesemma) em Imperatriz realizou, às 19 h, no dia 17 de junho (2017), na sede da instituição, a Festa Junina para os trabalhadores da rede estadual de ensino. 



   Com uma mensagem de boas vindas, o coordenador regional do Sinproesemma, Francisco Bento (Sival), apresentou a programação com o tema, Forró das Antigas, animada pela cantora Thaís e banda relembrando grandes sucessos. Este ano, a festa teve como diferencial apresentação cultural com participação especial da quadrilha, Junina Mensageiros e do grupo de dança Kizomba, que tornaram a noite de São João ainda mais animada e colorida. Após as apresentações culturais o público foi surpreendido com um bingo surpresa.










   Além da direção regional, o evento contou com a presença do presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, que discursou sobre as conquistas da categoria nos últimos meses, elencando pontos, da Campanha Salarial 2017, em que a direção permanece vigilante param que haja o cumprimento. Oliveira destacou a integração entre os professores e o sindicato como um papel importante trazendo o trabalhador para dentro das atividades do sindicato.



  “É uma satisfação estarmos em Imperatriz e participarmos dos eventos organizados por essa regional que é importantíssima para o Sinproesemma. Sempre que tivermos a oportunidade estaremos aqui apoiando as programações culturais e sindicais como um todo. Haja vista que esse é um momento de confraternização, típico da nossa cultura maranhense, um mês junino, como nós comemoramos e o Sinproesemma tem essa marca”, relata o presidente da instituição.


   Sobre a festa, Oliveira elogiou a equipe organizadora e agradeceu a participação de todos. “A coordenação de Imperatriz está de parabéns por nunca economizar esforços para chamar o professor para dentro do sindicato para participar da luta diária e de um momento como esse de confraternização. Com certeza muitos São João desses virão e nós estaremos aqui apreciando e participando juntamente com todos os colegas que fazem da educação não só de Imperatriz, mas de todo o Maranhão”.


   Para a professora Herli de Sousa Carvalho, a Festa Junina a surpreendeu: “Quando fui convidada estava desanimada, mas quando cheguei à impressão foi de organização. As pessoas muito receptivas, alegres e depois veio a quadrilha e foi maravilhosa e fechou com o Kizomba, que é minha paixão, que apresentaram o Cacuriá. Na sequência tocaram um forrózinho gostoso em que aproveitamos para nos divertir”, explica.


   Além da programação, a professora Teodolina Bezerra deu um destaque para as comidas típicas servidas para os trabalhadores da educação. “As impressões sobre o evento foram positivas com uma boa receptividade. As apresentações foram o diferencial e as comidas típicas e o churrasquinho estava delicioso!”, elogiou a educadora.





   Para o coordenador regional de Imperatriz, a avaliação da festa foi positiva, já que é a terceira versão com recorde de público. Mas apesar do momento festivo, o sindicalista diz não fugir do foco. “É um momento de confraternização em que paralelamente podemos conversar com os professores e mostrar que o sindicato continua com a sua agenda de atividades em luta da categoria. Temos um pleito a discutir e a nossa campanha continua!”, pontua.









KALYNE CUNHA








   A direção regional do Sinproesemma ao saber do ocorrido na escola Centro de Ensino Rio Amazonas, localizada em João Lisboa em que uma das  coberturas do prédio cedeu,  dia 11 de junho,  entrou em contato com a gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz, para que justificasse quais procedimentos seriam realizados em relação a essa questão.

   A direção do sindicato questionou à gestora da URE os serviços da empresa licitada que, em menos de um ano, apresentou problemas gravíssimos de infraestrutura.

   A gestora Orleane Evangelista e a secretária Adjunta de Gestão das Regionais de Educação (SAGRE) Rosyjane Paula Farias Pinto, foram até o local para intermediar o fato ocorrido. Orleane informou que a construtora contratada foi notificada sobre o problema e que as instalações prejudicadas do prédio ficaram isoladas e as aulas prosseguem sem alteração ou prejuízos no calendário escolar.

   O Sinproesemma aguarda vigilante a solução desse impasse que felizmente não houve vítimas.

  
ASCOM SINPROESEMMA
Kalyne Cunha




   O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (Sinproesemma) em Imperatriz participou, no dia 9 de junho, no campus da Universidade Estadual da Região Tocantina (Uema Sul), da Escuta Territorial realizada do Orçamento Participativo (OP) no Maranhão, para indicar ações do Plano Plurianual (PPA) –  (2016 – 2019)  que posteriormente serão colocadas  para votação popular, em julho,  no link: participa.ma.gov.br.

   
Das 21 propostas apresentadas do Orçamento Participativo, os três grupos  finalizaram com a escolha de 3 ações, para a Região Tocantina.

1-    Fomento a ciência: Bolsas de permanência de estudos no ensino superior (quilombolas, Indígenas, Educação do Campo e assentados); grupos culturais; Formação continuada e permanente no desenvolvimento à pesquisa; estrutura das universidades (item 8).

2-     Construção de escolas de ensino médio nos municípios onde não existem, contemplando as áreas de assentamentos rurais, indígenas e quilombolas (item 10).

3-    Auxílio para os municípios executarem o plano municipal de saneamento (item 18).

Ao final, a proposta que for mais votada por território será encaminhada aos técnicos da Seplan, para posterior inclusão na Lei Orçamentária Anual de 2018.

  
 O OP é uma forma de tornar participativo e democrático o orçamento público do Estado, elevando os níveis de controle popular e transparência sobre os recursos estatais. A política é coordenada pela Sedihpop, por meio da Secretaria Adjunta de Participação Popular (SAPP), em parceria com a Seplan.

   O Sinproesemma conscientiza a comunidade escolar para que votem na opção: Construção de escolas de ensino médio nos municípios onde não existem, contemplando as áreas de assentamentos rurais, indígenas e quilombolas.



Ascom Sinproesemma
Kalyne Cunha
     
    O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (Sinproesemma) em Imperatriz realizará sua Festa Junina, no dia 17 de junho, às 19h, na sede da instituição, localizada na Rua Mirador, Nº 9, Nova Imperatriz (próx. ao Minas de Prata).
     A festa será animada por Thaís e banda ao ritmo do forró e os  participantes poderão desfrutar de comidas típicas. Haverá a participação especial da quadrilha, Junina Mensageiros e do grupo de dança Kizomba, que se apresentarão deixando a noite de São João ainda mais animada e colorida. Para deixar a programação  ainda mais divertida, pedimos para que os participantes venham caracterizados, pois haverá apresentação de danças improvisadas dirigidas pelo puxador do “arraiá”.

       Para o coordenador regional do Sinproesemma, Francisco Bento,  “o evento é um momento de descontração e integração entre a instituição e os trabalhadores. A temática da festa desse ano está voltada para o Forró das Antigas relembrando grandes sucessos como Matruz com Leite, Cavalo de Pau, Catuaba com Amendoim, Beto Barbosa entre outros grandes nomes do forró”.
         O coordenador aproveita a ocasião para  relembrar  aos professores que não deram entrada ao processo de Descompressão da Tabela Salarial do Magistério que o prazo vigora até junho de 2018. Os interessados poderão procurar a secretaria da instituição. Sobre as progressões salariais, a direção estadual tem agenda marcada com o governo para hoje, 12 de junho, para tratar da questão.



Kalyne Cunha