A regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (Sinproesemma) em Imperatriz realizou, às 19 h, no dia 17 de junho (2017), na sede da instituição, a Festa Junina para os trabalhadores da rede estadual de ensino.
Com uma mensagem de boas vindas, o coordenador regional do Sinproesemma, Francisco Bento (Sival), apresentou a programação com o tema, Forró das Antigas, animada pela cantora Thaís e banda relembrando grandes sucessos. Este ano, a festa teve como diferencial apresentação cultural com participação especial da quadrilha, Junina Mensageiros e do grupo de dança Kizomba, que tornaram a noite de São João ainda mais animada e colorida. Após as apresentações culturais o público foi surpreendido com um bingo surpresa.
Além da direção regional, o evento contou com a presença do presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, que discursou sobre as conquistas da categoria nos últimos meses, elencando pontos, da Campanha Salarial 2017, em que a direção permanece vigilante param que haja o cumprimento. Oliveira destacou a integração entre os professores e o sindicato como um papel importante trazendo o trabalhador para dentro das atividades do sindicato.
“É uma satisfação estarmos em Imperatriz e participarmos dos eventos organizados por essa regional que é importantíssima para o Sinproesemma. Sempre que tivermos a oportunidade estaremos aqui apoiando as programações culturais e sindicais como um todo. Haja vista que esse é um momento de confraternização, típico da nossa cultura maranhense, um mês junino, como nós comemoramos e o Sinproesemma tem essa marca”, relata o presidente da instituição.
Sobre a festa, Oliveira elogiou a equipe organizadora e agradeceu a participação de todos. “A coordenação de Imperatriz está de parabéns por nunca economizar esforços para chamar o professor para dentro do sindicato para participar da luta diária e de um momento como esse de confraternização. Com certeza muitos São João desses virão e nós estaremos aqui apreciando e participando juntamente com todos os colegas que fazem da educação não só de Imperatriz, mas de todo o Maranhão”.
Para a professora Herli de Sousa Carvalho, a Festa Junina a surpreendeu: “Quando fui convidada estava desanimada, mas quando cheguei à impressão foi de organização. As pessoas muito receptivas, alegres e depois veio a quadrilha e foi maravilhosa e fechou com o Kizomba, que é minha paixão, que apresentaram o Cacuriá. Na sequência tocaram um forrózinho gostoso em que aproveitamos para nos divertir”, explica.
Além da programação, a professora Teodolina Bezerra deu um destaque para as comidas típicas servidas para os trabalhadores da educação. “As impressões sobre o evento foram positivas com uma boa receptividade. As apresentações foram o diferencial e as comidas típicas e o churrasquinho estava delicioso!”, elogiou a educadora.
Para o coordenador regional de Imperatriz, a avaliação da festa foi positiva, já que é a terceira versão com recorde de público. Mas apesar do momento festivo, o sindicalista diz não fugir do foco. “É um momento de confraternização em que paralelamente podemos conversar com os professores e mostrar que o sindicato continua com a sua agenda de atividades em luta da categoria. Temos um pleito a discutir e a nossa campanha continua!”, pontua.
KALYNE CUNHA