Membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (SINPROESEMMA) participam da etapa regional da 4° Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Educação do Maranhão, realizada dias 20 e 21 na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz (Semus), no Centro da cidade. O evento contou com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Conselho Municipal de Saúde (CMS) e da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador (CIST) de Imperatriz responsáveis pela organização da conferência que têm por objetivo apontar diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
O coord. Regional do SINPROESEMMA André Santos aproveitou a temática em questão e pautou a centralização da perícia médica em São Luís como agravos a serem solucionados. Já Edinelcio Miranda, professor da Rede Estadual de Ensino destacou os ruídos no ambiente de trabalho e os problemas de saúde decorrentes dessa problemática, como atuantes diretos no cotidiano do profissional da educação.

O médico do ministério do trabalho Wolvfran Bastos mostrou-se preocupado com a imensidão de trabalhadores que não possuem registro profissional, como servidores públicos e trabalhadores rurais. “Supomos que existam 100 milhões de trabalhadores no Brasil, desses apenas 35% são assistidos pela legislação trabalhista. O que vemos é pouca disposição política. A saúde do trabalhador e a segurança do trabalho são intrínsecas. É preciso implementar as políticas públicas”.
Na parte final do evento houve um grupo de discussão para levantar propostas da conferência regional para a estadual e na sequência a escolha dos delegados para a Conferência Estadual.
Delegados:
Silvana Lopes
Nonato Batista
Eliene
A 4° Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Educação do Maranhão acontecerá em São Luís nos dias 25 a 27 de junho.
Eixo Temático da 4° Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Educação do Maranhão:
Desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e trabalhadora;
Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e trabalhadora;
Efetivação da política nacional de saúde do trabalhador e trabalhadora (considerando os princípios da integralidade e da intersetorialidade nas três esferas de governo);
Financiamento da política nacional de saúde do trabalhador e trabalhadora nos Municípios, Estados e União.
Fotos: Kalyne Cunha
Kalyne Cunha
0 comentários:
Postar um comentário