A Delegacia Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) realizou uma assembleia geral extraordinária com a categoria, no Centro de Ensino Graça Aranha, dia 5 de fevereiro, no Centro de Imperatriz. A pauta abordou o tema sobre a campanha salarial e o funcionamento das escolas.
Além da direção local do Sinproesemma, estiveram presentes na reunião a coord. regional de Açailândia, Izabel Cristina, o coord. do núcleo de Estreito, Dário e o de Porto Franco, Neno. A assembleia contou com a presença e a participação massiva de centenas de professores que se mostraram ansiosos e cheios de expectativas sobre o resultado das reuniões com o governo sobre a data base, principalmente o reajuste salarial e progressões.
O vice-coordenador da delegacia sindical, Stênio Carvalho, abriu a assembleia pautando as ações da instituição para 2016 e na sequência o coord. regional, André Santos, situou a categoria sobre os 25 pontos de Pauta da Campanha Salarial 2016 e esclareceu que o governo ainda não se posicionou. “Nós temos uma proposta encaminhada para o governo, que ainda não anunciou o cumprimento do reajuste do piso, nem o acordo judicial que estabelece o pagamento das progressões em três etapas, sendo que esta é a última”, explica o sindicalista.
Na assembleia houve duas sugestões de como a categoria na região deveria se comportar em relação a morosidade no anúncio do reajuste e das progressões, por parte do governo. Alguns professores fizeram a defesa de que deveria de imediato cruzar os braços até que acontecesse a próxima reunião com governo, no dia 18 deste mês. A outra proposta, aprovada quase que por unanimidade pela categoria, foi para se aguardar a reunião na expectativa de que o governo anuncie o reajuste e a progressão. Caso isso não ocorra, a categoria realizará, dia 23 de fevereiro, um ato público de protesto contra essa situação.
Kalyne Cunha
0 comentários:
Postar um comentário