O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou o edital prorrogando as inscrições para os cursos do Profuncionário até o dia 25 de agosto. Serão oferecidas 980 vagas distribuídas nas áreas de Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos e Secretariado Escolar. As aulas serão ministradas nos polos de apoio presencial do IFMA em Chapadinha, Imperatriz, Mirinzal, Nina Rodrigues e São Bernardo.
O secretário de Funcionários do Sindicato de Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (SINPROESEMMA), Carlos Mafra, elogiou a decisão do IFMA e disse que a instituição age com sensibilidade ao perceber que a ampliação do prazo possibilitará que mais funcionários participem dos cursos de formação.
“Os cursos são importantes para a formação desses profissionais, mas o prazo inicial estreitava a oportunidade para que mais funcionários aproveitassem o bom número de vagas. Com a prorrogação, mais trabalhadores terão tempo de aproveitar a chance dessa formação“,comenta Mafra.
O Profuncionário é uma iniciativa do governo federal para capacitar profissionais não docentes. Nos cursos ofertados pelas instituições parceiras, caso do IFMA, podem participar funcionários da educação que prestam serviço em regime efetivo ou de contrato, em órgãos municipais, estaduais e federais.
As inscrições somente poderão ser realizadas no portal do IFMA (http://www.ifma.edu.br/index.php/departamentos/7017-cursos-tecnicos-para-servidores-prorrogadas-inscricoes-para-servidores-publicos-da-educacao-basica). Após o preenchimento de formulário on-line, o servidor público deverá apresentar e entregar no polo presencial. desejado (consulte abaixo os endereços) originais e cópias dos documentos pessoais (Carteira de identidade; certificado de conclusão do ensino médio ou histórico; certificado de alistamento militar, no caso de candidatos do sexo masculino; comprovante de residência; e termo de posse, nomeação ou contrato de trabalho).Para ingressar nos cursos pelas cotas reservadas a negros, estudantes de escola pública e de pessoas com deficiência, é necessário apresentar outros documentos, de acordo com o edital.
Chapadinha: Unidade Integrada Manuel José de Santana, situada na Travessa 15 de Novembro, Centro
Imperatriz: Colégio Estadual Dorgival Pinheiro de Souza, localizado na Rua Simplício Moreira s/n, Centro
Mirinzal: Secretaria Municipal de Educação, End.: Rua Antonio José da Silva s/n, Centro
Nina Rodrigues Escola Municipal Domingos Hilton de Jesus Costa , End.: Rua do Sol s/n, Centro
São Bernardo: Unidade Integrada Nilza Coelho Lima, localizada na Rua Barão do Rio Branco, s/n, Centro (ao lado do Banco do Brasil)
Não será necessário a realização de prova, pois a classificação dos participantes para uma das vagas se dará por meio de avaliação do tempo do funcionário no serviço público e, em caso de empate, o critério utilizado pelo IFMA será o de maior idade. A divulgação do resultado está prevista para o dia 22de agosto. O período para recurso será de 25 a 26 de agosto. O resultado final será dia 29 de agosto.
Gratificações
Ao final do curso, o servidor público da rede estadual terá o direito de requerer a Gratificação de Estímulo Profissional, correspondente ao valor de 30% do vencimento. Essa é uma das recentes vitórias conquistadas do SINPROESEMMA e dos trabalhadores em Educação que buscou a valorização dos profissionais que se capacitam para melhorar a oferta da educação pública nas escolas. Para mais informações, consulte o edital completo na página do IFMA.
0 comentários:
Postar um comentário