Com o objetivo de fornecer cursos de especialização de acesso ao mestrado a educadores, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) está buscando convênios com universidades portuguesas. No início do mês de julho foi realizado um encontro entre a direção do Sindicato e o representante do Instituto Universitário Atlântico João Barreiros, para avaliar a abertura de turmas de especialização em educação nas cidades de São Luís, Caxias e Imperatriz.
A reunião foi mediada pela presidente do SINPROESEMMA Benedita Costa e contou com a participação da secretária de aposentados Eunice Brussio, da secretária-adjunta de aposentados Edna Castro e do secretário-adjunto de formação João Sá. Na ocasião, João Barreiros explicou aos diretores que a proposta busca oferecer programas de acesso a mestrados nas áreas de supervisão, gestão e educação especial aproveitando o Tratado de Porto Seguro, assinado entre o Brasil e Portugal em 2002, para a oferta de cursos na modalidade de sanduíche. Esta forma de pós-graduação é desenvolvida durante dois anos, sendo o primeiro momento no Brasil e o segundo em Portugal.
Segundo João Barreiros, os trabalhadores podem contar com a credibilidade de 20 anos de experiência na formação de professores em Portugal e no Brasil. Para garantir a qualidade dos trabalhos desenvolvidos durante o curso, por exemplo, haverá a divisão do corpo docente entre professores de Portugal e do Brasil para aprimorar a troca de conhecimentos.
No convênio o SINPROESEMMA conseguiu garantir um desconto de 20% para os associados à entidade. Quem apresentar a carteira de sócio pagará R$430, enquanto o não filiado terá a mensalidade de R$550. A previsão de início das turmas é para o mês de setembro e o curso terá a duração de dois anos. Os diplomas serão expedidos no Brasil e terão a validade para disputar gratificações e concursos públicos.
Para Benedita Costa a intenção do sindicato está na melhoria da qualificação dos professores e no retorno financeiro após o término do curso. “Nós temos a preocupação de oferecer a qualificação aos trabalhadores sem ter a necessidade de sair do estado e do Brasil por um tempo maior. Além disso, também terá o retorno financeiro, por meio das titulações”, destacou.
Os trabalhadores interessados no curso devem ficar atentos ao site da entidade para acompanhar a abertura das inscrições.
0 comentários:
Postar um comentário