Informamos aos trabalhadores que após a denúncia da retirada da perícia médica de Imperatriz, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) procurou a direção da Unidade Regional de Educação, para intermediar esse impasse.

   De acordo com a gestora regional de educação, Orleane Evangelista, o período de contrato com os médicos responsáveis pela perícia médica na cidade, foi encerrado. Segundo a gestora, o Governo do Estado já abriu licitação para que as vagas fossem preenchidas.

   A direção do Sinproesemma orienta os trabalhadores da educação, com casos de urgência, a se encaminharem até São Luís para utilizarem os serviços de perícia médica. Segundo a direção da URE de Imperatriz é preciso concluir o processo licitatório, para que o atendimento local seja restabelecido.

   O Sinproesemma questionou os prazos do processo de licitação, mas em resposta a URE informou que depende do governo estadual e após conclusão da licitação, a perícia médica será normalizada em Imperatriz o mais breve possível.


Kalyne Cunha

   Termina no próximo dia 31 (quarta-feira), o prazo para recadastramento anual dos servidores públicos estaduais nascidos no mês de maio, lotados na Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A atualização cadastral deve ser feita nas sedes da Unidade Regional de Educação (URE), em que o servidor estiver lotado.

   Devem fazer a atualização cadastral funcionários públicos ativos, efetivos, contratados e comissionados do quadro da Secretaria. Aqueles que se encontram cedidos, afastados, permutados e licenciados também devem realizar a atualização cadastral. Apenas os servidores inativos não precisam fazer recadastramento.
   A Seduc alerta que o servidor que não comparecer à URE no mês do seu aniversário terá o salário suspenso no mês subsequente. Além disso, só poderá regularizar a situação comparecendo ao setor de Recursos Humanos (RH) da Seduc, em São Luís.
   A não regularização cadastral poderá implicar na abertura de procedimento administrativo, objetivando a apuração dos fatos e, se for o caso, aplicação das penalidades previstas em lei.
   No ato do recadastramento, o servidor deverá apresentar original ou cópia autenticada (caso não possua a original) e cópia de seguintes documentos: RG ou CNH, CPF, PIS/Pasep, Comprovante de residência, contato telefônico e de endereço eletrônico (caso tenha), dados bancários e preencher a ficha de atualização, declarando o local onde, de fato, está exercendo sua função. Somente será considerado atualizado o cadastro que apresentar todos os documentos exigidos no decreto. Após a atualização, o servidor receberá um comprovante de que atualizou ou confirmou seu cadastro funcional.

Fonte: Seduc MA
   A tradição do festejo da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Rua Iracema esq. com Fortunato Bandeira, Nova Imperatriz, já dura há mais de três décadas. Este ano, o evento tem como tema: A Exemplo de Maria, Guardemos e Cultivemos a Criação e será realizado de 6 a 14 de maio, no pátio da paróquia.

   A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) convida todos os trabalhadores da educação para o festejo da paróquia, que reservou um momento especial para a categoria. Na ocasião, será ministrada uma missa às 19h, sexta-feira, dia 12, voltada especificamente para a categoria. Contamos com a participação de todos.






Programação:









Kalyne Cunha


   O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) vem a público esclarecer que não há nenhuma lista oficial de pagamento de retroativos para os educadores que estão com processos individuais de execução na justiça, referente à ação coletiva de descompressão da tabela salarial (processo 14.440 do ano 2000).


   Segundo a direção da entidade é mais um boato espalhado por pessoas irresponsáveis e oportunistas que querem gerar dúvidas entre os trabalhadores e prejudicar o sindicato.

   Para o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, não há documento oficial da entidade tratando de pagamento dos retroativos oriundos das ações ganhas pelos servidores na Justiça. “Todos os atos do Sinproesemma são divulgados nos veículos oficiais de comunicação da entidade, como jornal D’Classe, site ou pelo próprio escritório do sindicato, orientado pela direção”, explicou.

   De acordo com o diretor do Sinproesemma Henrique Gomes, a suposta lista "é mais uma invencionice da turma que quer, por força, tumultuar a organização sindical, confundindo a categoria com mentiras". O dirigente orienta aos educadores, com dúvidas sobre o andamento dos processos, que procurem o sindicato para obter esclarecimentos.

PROCESSOS

    O que há publicado no site do Sinproesemma é a lista com os nomes de todos os educadores que estão nos processos de execução. Na lista oficial tem o nome do educador, a cidade onde mora, o número do processo e a vara onde tramita. Não têm valores e muito menos prazos de pagamento. “Se houver algum chamado da justiça para receber valores, o sindicato entrará em contato com o educador e poderá divulgar a informação no site oficial da entidade. Mas, por enquanto, não há essa previsão”, explicou Henrique.

   Segundo o escritório de advocacia do Sinproesemma cerca de 20 mil educadores entraram com as ações individuais de execução pleiteando retroativos da ação coletiva 14.440/2000. “Na grande maioria dos casos, os processos ainda aguardam a definição dos valores a serem pagos aos professores. Via de Regra, após a apresentação dos nossos cálculos iniciais, o Estado tem a oportunidade de contestar os valores e apresentar aqueles que considera corretos”, explica o advogado Luiz Henrique, que acompanha as ações dos professores.

DOCUMENTOS

   O escritório também explica que, na maioria dos casos, diante da contestação dos valores, os processos são enviados para a contadoria judicial. Para que expeça o valor definitivo, a contadoria requer ao Estado a apresentação da ficha financeira do professor e Tela 1. A ficha é um resumo dos pagamentos mensais recebidos pelo professor e a Tela 1 é um resumo da evolução na carreira do servidor. Para agilizar o processo de execução, o escritório orienta que os professores devem requerer os dois documentos ao Estado e levar ao escritório para que seja feita a juntada ao processo. “Os dois documentos são obtidos na Segep”, orienta o advogado.

PRECATÓRIO

   O trâmite da execução funciona da seguinte forma: Após a sentença do juiz mandando pagar o retroativo, os cálculos apresentados pelo escritório geralmente são contestados. Após contestação, os cálculos seguem para a contadoria judicial. Na contadoria, após análise, se for mantido, o valor vai para a lista de precatórios do Estado. Precatórios são espécie de confissão de dívida. É o Estado reconhecendo a dívida que tem com o servidor. Após se tornar precatório, o valor será pago de acordo com as leis orçamentárias. Ainda é necessário aguardar a programação de pagamento do Estado, que sempre fica para o orçamento do ano subsequente ao da aprovação dos cálculos.



   O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) de Imperatriz unido a outras representações sindicais foram às ruas, na manhã do dia 28 de abril, para protestarem contra a Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência e a Lei de Terceirização. 


   A Praça Brasil (Centro) foi o local de concentração de todas as categorias aonde seguiram pelas principais avenidas da cidade. Um dos pontos estratégicos de parada da manifestação foi o viaduto da cidade, que permaneceu interditado por quase uma hora, intensificando o ato com a paralisação momentânea da Belém Brasília. Na sequência, a multidão se concentrou em frente ao escritório do senador Roberto Rocha, que votou a favor da Reforma Trabalhista, e finalizaram o ato em frente à agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

FOTO: Brenda Herênio
   A Greve Geral repercutiu nacionalmente, pois as manifestações aconteceram respectivamente em todos os estados da federação. Por reconhecer o significado desse dia, a vice-coordenadora do Sinproesemma, Luciene Lucena, esclarece o papel da instituição como instrumento de luta. 
FOTO: Brenda Herênio
   “É importante o Sinproesemma estar na frente destas manifestações para assegurar direitos, pois as reformas ferem muitos direitos já conquistados pelos trabalhadores e principalmente pelos professores. Essas reformas não levam em conta a dignidade do trabalhador e por isso estamos lutando contra isso e dizendo não a atitude dos nossos representantes, que estão votando contra esses direitos. Nossa bandeira de luta é nenhum direito a menos!”, relata a sindicalista.

FOTO: Brenda Herênio


   Para a professora da Rede Estadual de Ensino Lucimeire Oliveira, a Greve Geral tem um significado importante no cenário nacional. “Diante de todas as mazelas que estão acontecendo, o dia de hoje tem um papel primordial, não só para os trabalhadores, mas para toda a população brasileira que enfrenta diversos problemas diante de todos os direitos que lutamos para conquistar e estamos vendo um presidente os retirando”. A professora adverte ainda que, “a luta contra a retirada de direitos não pode ser pensada apenas para o presente, pois futuramente vamos ter uma sociedade com distribuição de renda e qualidade de vida, justamente para não ter essa concentração de uma minoria que está enricando em detrimento de uma sociedade que está pagando tudo. Não é justo que paguemos por uma conta que não é nossa”.

FOTO: Brenda Herênio




Kalyne Cunha