O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Básica, juntamente com as instituições parceiras. Instituído em 2005, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são avaliadas as experiências pedagógicas bem–sucedidas e inovadoras.
O concurso tem três etapas: inscrição, avaliação e premiação.Estão aptos a se inscreverem todos os dois milhões de professores de todos os níveis da educação básica do sistema público de ensino brasileiro. Basta ter uma prática pedagógica criativa e bem sucedida (em andamento ou já concluída) com seus alunos e formalizar a inscrição.
Na segunda etapa, uma comissão de alto nível analisa as experiências relatadas pelos professores e seleciona as mais relevantes. Em dezembro, numa grande festa de encerramento, estes professores e as escolas onde atuam são contemplados com o prêmio, tornando seu trabalho reconhecido por todos os que valorizam a educação brasileira.
A 8ª Edição do Prêmio Professores do Brasil está dividida em duas categorias. A primeira categoria "Temas Livres" abrange as subcategorias:
Educação Infantil;
Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Anos Finais do Ensino Fundamental; e
Ensino Médio.
A segunda categoria "Temas Específicos" abrange as subcategorias:
Educação Integral;
Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e
Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo.
Objetivos:
Reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas, instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino que, no exercício da atividade docente, contribuam de forma relevante para a qualidade da educação básica no Brasil;
Valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações;
Dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino;
Estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Inscrições:
As inscrições para o Prêmio Professores do Brasil deverão ser realizadas via Internet no período de 02 de junho a 15 de setembro de 2014. Para se inscrever, o professor deve responder a uma série de questões, sobre seu trabalho inovador: como se organizou, como foi a participação dos alunos, quais foram as etapas do trabalho, como foi feita a avaliação etc. Inscrições entre 2 de junho e 15 de setembro.
Clique aqui e faça sua inscrição.
Importante:
Só envie seus dados após preencher todos os campos e conferir o conteúdo;
Após enviar os dados você deverá imprimir o conteúdo enviado, assinar em todas as páginas e encaminhar via correio para o seguinte endereço:
PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL - 8ª EDIÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PRONECIM - Programa Núcleo de Estudos de Ciência e Matemática
CAVG - Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça
Rua Ildefonso Simões Lopes, 2791 - Bairro Sanga Funda
CEP: 96060-290 - Pelotas - RS - Brasil
Recomendamos que você redija seu texto no bloco de notas e utilize o recurso copiar e colar na hora de enviar os dados, assim evitará perder dados caso tenha algum problema com a conexão ou com o computador.
Os dados disponíveis na ficha de inscrição deverão ser preenchidos com o maior número de informações e detalhes possível.
Premiação:
Os professores, diretores ou representantes das escolas premiadas nesta edição do Prêmio têm participação assegurada em um Seminário com passagens e hospedagem custeadas pelas instituições promotoras do Prêmio.
A Cerimônia de Premiação do concurso terá lugar em sessão pública, em data, local e horário a serem definidos posteriormente, como parte da programação do Seminário Professores do Brasil, organizado pelo MEC e instituições parceiras.
Os professores responsáveis pelas experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente de sua região e da categoria a que concorrem, receberão a importância de R$ 6.000,00 (seis mil reais), além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do Prêmio. Já o vencedor de cada uma das oito subcategorias será conhecido na Cerimônia de Premiação do concurso e fará jus a um prêmio extra de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com placa comemorativa fornecida pelos parceiros.
Comissão Julgadora
A Comissão Julgadora Nacional será formada por especialistas em educação e personalidades públicas reconhecidas por sua contribuição para a Educação Básica. Seus componentes são indicados pelo MEC e pelas instituições parceiras.
Fonte: MEC
0 comentários:
Postar um comentário