O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (SINPROESEMMA), em respeito aos milhares de servidores da educação filiados a esta entidade sindical, repudia publicamente o aumento da contribuição destinada ao Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (FUNBEM), conforme decreto aprovado pela Assembleia Legislativa.
Com as alterações, a assistência à saúde, que é prestada pela adesão ao FUNBEM, passar a ser custeada com o percentual de 3% sobre o salário-contribuição do segurado ativo, dos proventos e da pensão, sendo o valor máximo da contribuição de R$ 420,00, acrescido de 1% para cada dependente inscrito.
“O SINPROESEMMA é absolutamente contrário a essa nova alíquota. Mais uma vez, o governo traz aumento que penaliza os trabalhadores sem oferecer vantagens na mesma proporção. Hoje, estamos lutando para que o servidor volte a ter um atendimento hospitalar próprio, de qualidade para o trabalhador estadual, e somos surpreendidos por aumento desse percentual”, criticou a presidente do SINPROESEMMA, Benedita Costa.
Ela também criticou que as novas regras criaram exigências de carência e fazem com que o atendimento ao servidor público se assemelhe ao atendimento privado. “Resta saber se isso resultará em qualidade e benefícios à saúde do trabalhador que hoje tem que se deslocar para a estrada da Mata, onde instalaram o Hospital do Servidor enfrentando engarrafamentos”, observou Benedita.
O Sindicato lamentou também que o governo do Estado tenha aumentado o desconto sem o conhecimento anterior dos servidores, aprovando as duas leis às escuras.
0 comentários:
Postar um comentário