Homenagem justa e merecida. Foram palavras que predominaram na inauguração do Auditório Professora Maria de Lourdes Carneiro, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (SINPROESEMMA). O nome é uma deferência à falecida diretora do sindicato, considerada um exemplo como profissional e sindicalista, que acreditava na luta pela dignidade, direitos e bem estar coletivos.
A cerimônia de inauguração,realizada na sexta-feira (8), reuniu familiares, e amigos de faculdade, dos cursos de especialização, trabalho, sindicato, emocionados, do início ao fim do evento, num clima de saudade e admiração ao estilo incansável, combativo, sensível e dedicado da professora.
“O nome de Lourdes foi escolhido pela profissional, sindicalista, amiga que ela representa. Ela é merecedora dessa homenagem por tudo o que fez durante toda sua vida”, disse a presidente do SINPROESEMMA, Benedita Costa, amiga inseparável da professora.
O pai, Aristóteles Carneiro, enfrentou a idade avançada, a deficiência visual e as escadarias do prédio tombado do IPHAN junto com a mãe da homenageada, Iraná Melo Carneiro, e a amiga, Marilene Campos, que com mais de 70 anos e dificuldades, fez questão de presenciar o evento.
Os filhos Adriano José Carneiro e Ana Amélia Carneiro prestigiaram a homenagem. Apenas Ana Clara, a primogênita, que estuda medicina em Belém, não pode estar presente.
O secretário de Educação, Danilo Furtado, enviou o representante Francisco Batalha. “Importante esse reconhecimento a uma professora que tanto se dedicou à causa da educação pública maranhense”, comentou Batalha.
Se fizeram presente a presidente do Sindicato de Hoteleiros (SindHoteis), Ana Mendonça, o presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB-MA), Joel Nascimento, Odair José, da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação e o candidato a deputado estadual e diretor licenciado do SINPROESEMMA, Júlio Guterres.
Ele, que é também presidente licenciado da CTB, falou sobre o privilégio de ter convivido com Lourdes em momentos, com a retomada da direção e a inauguração de uma nova era no SINPROESEMMA.
A maior emoção foi a apresentação do vídeo com momentos marcantes da trajetória da professora. Familiares e amigos precisaram de alguns minutos para superar a saudade e as lágrimas, antes do descerramento da placa com o nome do auditório e a foto de Lourdes de camiseta vermelha com o nome SINPROESEMMA. Manoel Fonseca Neto, viúvo da homenageada, agradeceu ao SINPROESEMMA, em nome da família com um discurso preparado para a ocasião.
Contou da dedicação de Lourdes como mãe, esposa, sindicalista, militante da causa de crianças e adolescentes e em todas as áreas em que atuava. Manoel agradeceu a toda a direção sindical e em especial a Júlio Guterres, a quem tratou como amigo e membro da família.
“Um presente e lembrança permanente daquela que assistirá sua vitória política de outro altiplano”, ressaltou.
“Embora seja uma homenagem póstuma, vejo como uma grande justiça feita pelo SINPROESEMMA à Maria de Lourdes, que fez parte do grupo que retomou o Sindicato, foi duas vezes diretora de Assuntos Educacionais, sempre presente nas batalhas sindicais”, destacou Manoel Neto, que mantém ativo e-mail da professora, com informações do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente.
No discurso agradeceu ao SINPROESEMMA e homenageou Maria de Lourdes, com quem conviveu mais de 29 anos. Amigas de combate. Um dos momentos marcantes da atuação de Lourdes ao lado da presidente do Sindicato, Benedita Costa, foi a luta pela gratuidade do Procad.
Inconformadas de verem suas colegas professoras sacrificarem os salários, que já eram baixos, com mensalidades de cursos da Universidade Estadual, compraram uma briga e com o governo e ganharam a gratuidade dos cursos.
Maria de Lourdes cativava e preservava amizades com facilidade, daí as muitas amigas. Entre elas, Marilene Campos: “ela tinha muita preocupação com as amigas e uma dedicação total a tudo que fazia, na família, na educação, no Sindicato, às crianças e adolescentes… As amigas que estão nessa homenagem sabem que era assim”, recorda Marilene. “Considero importante o reconhecimento pelo tempo que minha mãe dedicou ao Sindicato”, desabafa Adriano Carneiro, filho da homenageada.
“O SINPROESEMMA fez uma homenagem posso dizer, no mínimo, justa à professora Lourdes, que sempre se empenhou na história do sindicato, comprometida com a educação pública de qualidade e uma grande companheira", destacou José dos Santos Brussio (diretor de Finanças do SINPROESEMMA).
0 comentários:
Postar um comentário